As chamadas de Cameirão e Stephanie Ribeiro: a explicação de Francisco Neto
Francisco Neto, Selecionador Nacional, divulgou esta segunda-feira a lista de 25 convocadas, para o duplo confronto com a Irlanda do Norte e, em conferência de imprensa, abordou os vários assuntos do dia. Em particular, falou das ausências e explicou as chamadas de Beatriz Cameirão, ainda à procura da primeira internacionalização, e de Stephanie Ribeiro, luso-americana que atua no México.
«A Beatriz esteve connosco num estágio nos Estados Unidos e depois fez percurso de sub-23. Sentimos que era o momento de estar connosco após uma época muito positiva com o seu clube… Já a Stephanie é uma jogadora que joga no campeonato mexicano, num campeonato com uma dimensão e profissionalismo muito grande. É a quinta melhor marcadora da fase de grupos do campeonato e conseguiu chegar aos quartos-de-final da liga. É uma jogadora interessante de origem americana, mas os pais são portugueses, e só agora se reuniram as condições para estar connosco», começou por dizer.
Em relação à última lista, ficaram de fora Nelly Rodrigues, Tatiana Pinto, Beatriz Fonseca, Ana Capeta e Nádia Gomes e, nesse sentido, Francisco Neto explicou as escolhas:
«Algumas jogadoras [estão fora] por questão de lesão e, não estando aptas pelos clubes, não fazem sentido estar. São importantes pela experiência, mas confiamos em todas e temos mostrado isso ao longo dos últimos tempos. Temos mostrado capacidade para rodar as nossas jogadoras e ter resposta positiva.»
Quanto à dupla jornada, diante da Irlanda do Norte, Francisco Neto reconheceu o favoritismo português, mas mostrou-se cauteloso.
«Sabemos que a Irlanda é muito competente, esteve no último Campeonato da Europa. Mudaram de treinador na Liga das Nações e tiveram um primeiro semestre para reagrupar, mas nitidamente nota-se uma melhoria na equipa. Queremos conquistar os seis pontos, mas não podemos dar nada por garantido. Sabemos que esta equipa é competitiva e tem de ser Portugal ao mais alto nível», acrescentou.