Monaco carimba bilhete para a Champions e Clermont despromovido
A mais recente noite de Ligue 1 ficou marcada por algumas decisões. O Monaco carimbou o passaporte para a próxima edição da Liga dos Campeões. Se algumas equipas têm motivos para sorrir outras nem por isso. O Clermont, depois de novo desaire, foi despromovido ao segundo escalão do futebol francês.
O golo solitário de Orel Mangala, aos 53′, foi suficiente para deitar por terra qualquer aspiração da turma da casa (0-1), que diz, assim, ‘adeus’ à primeira divisão, após três temporadas no respetivo palco. O Lorient também teve a um passo de cair na presente jornada, com o desaire frente ao Marseille (3-1), mas o Strasbourg alterou os planos.
O Metz precisava, apenas, de somar um ponto para enviar o adversário direto para a Ligue 2. No entanto, as finalizações certeiras de Emanuel Emegha e Andrey Santos levaram à cambalhota no marcador (2-1), numa verdadeira montanha-russa de emoções. As decisões da permanência ficam então adiadas para a próxima (e última) ronda.
No Stade de la Mosson, os rouge et blanc conquistaram o bilhete dourado para a prova milionária. Os tiros certeiros chegaram na segunda metade do duelo, por intermédio de Kassoum Ouattara e Youssouf Fofana (0-2). Numa outra nota, também o Lille está cada vez mais perto da passagem direta para a competição, após a vitória frente ao Nantes (1-2).
O Rennes está fora da luta pela Europa depois do empate caseiro com o Lens (1-1). Já os pupilos de Franck Haise partem para o último jogo no sexto lugar, posição que dá acesso ao play-off da Conference League.
Kylian Mbappé, na sua última aparição no Parc des Princes, acabou por fazer o gosto ao pé, mas não conseguiu abandonar com um resultado positivo. O Toulouse levou a melhor (1-3), fruto dos golos de Thijs Dallinga, Yann Gboho e Frank Magri.