Rui Costa garante continuidade de Schmidt: «Nunca farei do treinador um bode expiatório»
Na noite desta quinta-feira, em grande entrevista à BTV, Rui Costa falou sobre a temporada do Benfica e abordou a continuidade de Roger Schmidt, garantindo que o técnico alemão permanecerá na Luz na próxima temporada.
Continuidade de Roger Schmidt: «Acho que estão reunidas as condições para continuar a ser treinador do Benfica. Roger Schmidt vai continuar a ser treinador do Benfica. De resto, nunca houve, da nossa parte, uma notícia contrária a isso e se não considerasse que ele tivesse todas as condições para continuar a ser treinador evidentemente a minha opção seria até mais fácil, mais populista, mas acredito na estabilidade do projeto.»
Confiança no alemão: «Acredito no treinador que já deu mais do que mostras da qualidade dele. O que foi feito na época passada não pode ser obra do acaso. Este ano efetivamente houve coisas que não correram como esperávamos e desejávamos, acabámos a temporada aquém do que eram as expectativas iniciais, mas não faço nem nunca farei deste treinador um bode expiatório porque não foi o único responsável. É um treinador que trabalha com o Benfica de corpo e alma, não vale a pena estar aqui a referir. Vocês ao longo deste tempo foram anunciando até alguns clubes que o podiam pretender. É uma pessoa muito honesta e se o próprio não considerasse ter condições para fazer o trabalho que esperamos e que acreditamos que venha a ser feito, acredito que até tivesse sido o próprio a assumir isso.»
Erros em 23/24 e superação em 24/25: «Terá as suas responsabilidades também, como é óbvio e inerente, mas não é o único responsável de todo e o que nos importa agora é criar as condições necessárias e internas para que ele possa fazer o mesmo trabalho que fez há um ano e é com ele que tenho a máxima convicção de que iremos conquistar títulos no próximo ano. E é nesse sentido que já estamos a trabalhar há imenso tempo, para emendar o que não foi bem feito este ano, e para que possamos entrar na próxima época da mesma forma que entrámos há um ano.»
Preparação de 23/24: «Este ano, e não vale a pena esconder, não tivemos o mesmo acerto em termos do input que demos à equipa. Este ano não conseguimos ter o mesmo sucesso, sobretudo imediato, face à adaptação de jogadores, menor convencimento de jogadores inicialmente. Há um ano, se bem se recordam, praticamente desde a primeira jornada Roger Schmidt acertou no onze e o onze foi andando durante a época toda. Este ano tivemos vários problemas para resolver desde o início até ao fim da época e é aqui que considero que não seja meramente culpa de Roger Schmidt. O trabalho foi feito em conjunto. Efetivamente há coisas que não correram bem, não acertámos e temos que assumir. Eu em primeira pessoa assumo essa responsabilidade.»
Roger Schmidt está ao serviço das águias há duas temporadas e já conquistou um campeonato e uma Supertaça.