Portugal no EURO: quatro estreantes em fases finais e Paris SG o clube mais representado

Portugal no EURO: quatro estreantes em fases finais e Paris SG o clube mais representado

Os 26 jogadores que vão representar Portugal na fase final do Campeonato da Europa, na Alemanha, ficaram a ser conhecidos esta terça-feira. Na Cidade do Futebol, Roberto Martínez, selecionador nacional, revelou todos os nomes e tornou oficial a estreia de quatro jogadores em fases finais de seleções ao nível sénior.

Ainda que não sejam as primeiras chamadas à equipa das quinas, o certo é que Pedro Neto, Francisco Conceição, Gonçalo Inácio e João Neves vão jogar uma fase final com o emblema de Portugal ao peito pela primeira vez. Recordamos que este dado se refere estritamente ao nível sénior, mas no caso de Gonçalo Inácio as coisas mudam: o defesa central do Sporting nunca jogou uma fase final por Portugal em nenhum escalão. Para o jovem de 22 anos, é uma estreia absoluta.

Olhando à convocatória como um todo, há um outro dado que salta à vista: o Paris SG é o clube mais representado, com quatro atletas. Gonçalo Ramos, Danilo Pereira, Vitinha e Nuno Mendes representam o clube parisiense no elenco definido por Martínez e correspondem a uma percentagem ligeiramente superior aos 15 por cento na convocatória. No que diz respeito a emblemas portugueses, o FC Porto é o mais representado, com três atletas (Pepe, Francisco Conceição e Diogo Costa).

Até esta terça-feira, só por uma vez em todas as fases finais que disputou em Europeus é que Portugal teve um clube estrangeiro como o mais representado na lista de convocados. Em 2020, esse posto pertenceu ao Wolverhampton.

Em relação ao Mundial 2022, nota para as saídas de Raphael Guerreiro, William Carvalho, João Mário, Ricardo Horta e André Silva do grupo de convocados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *