Da quinta divisão alemã à Europa em 17 anos: o trajeto da equipa de um só treinador
Sem qualquer presença na principal Bundesliga até esta temporada, o FC Heidenheim 1846 vai continuar a fazer história na próxima campanha. O oitavo lugar assegurado na última jornada da prova e a conquista da Taça da Alemanha por parte do Bayer Leverkusen – tinha já presença garantida na Europa – ditaram a qualificação para a Conference League, depois de a vaga dos farmacêuticos sobrar para o posto ocupado por este estreante no patamar mais elevado do futebol alemão.
Um conto de fadas iniciado em 2007, que nem o mais otimista dos adeptos era capaz de prever…
No mesmo ano da reformulação clubística do Heidenheimer SB – anterior designação -, o emblema do sul da Alemanha tem em Frank Schmidt, seu treinador, o grande obreiro da empreitada iniciada na Oberliga Baden-Württemberg – quinta divisão – até ao topo. Natural de Giengen an der Brenz – arredores de Heidenheim -, o líder, de 50 anos, é a prova de que santos da casa também fazem milagres.
Antigo defesa do Heidenheimer SB até 2006/07, Frank Schmidt assumiu o comando da equipa na temporada seguinte ao término da carreira, tomou-lhe gosto e, em 2024, continua a mostrar que não há limites para a equipa da pequena cidade de apenas 58 mil habitantes, Heidenheim an der Brenz [leia AQUI a peça sobre o técnico].