Numa elite restrita: Soares Dias é o quarto português a apitar final europeia
O português Artur Soares Dias foi nomeado, esta segunda-feira, para arbitrar a final da UEFA Conference League, a 29 de maio, em Atenas. O juiz da AF Porto vai dirigir o embate entre Olympiacos e Fiorentina e integrar um lote muito restrito na arbitragem portuguesa.
Aos 44 anos, Soares Dias vai tornar-se apenas no quarto árbitro português a apitar uma final europeia. O portuense vai fazer a estreia em encontros decisivos ao nível europeu e juntar-se a três outros, mas ainda ficará a uma final de distância de dois dos integrantes desse mesmo elenco.
Vamos por partes. O primeiro árbitro português a apitar uma final europeia foi António Garrido, em 1980. O antigo árbitro da AF Leiria foi o escolhido para dirigir a final da Taça dos Campeões Europeus entre Nottingham Forest e Hamburger, que os ingleses venceram por 1-0.
21 anos depois, Portugal voltou a enviar um árbitro para uma final de uma prova da UEFA. Em 2001, Vítor Pereira foi o responsável por arbitrar a Supertaça Europeia, no Mónaco, com vitória do Liverpool sobre o Bayern (3-2). No ano seguinte, o mesmo juiz apitou a final da Taça UEFA, conquistada pelo Feyenoord perante o Borussia Dortmund (3-2).
Depois de António Garrido e Vítor Pereira… Pedro Proença. O atual presidente da Liga Portugal apitou também duas finais: em 2012, foi o árbitro da final da Liga dos Campeões ganha pelo Chelsea, em Munique. Pouco menos de dois meses depois, Proença arbitrou também a final do Campeonato da Europa de 2012, ganho pela Espanha.
Com a nomeação para Atenas, Artur Soares Dias junta-se agora a estes três nomes ilustres da arbitragem nacional. Esta temporada, o árbitro do Porto apitou 25 encontros, cinco deles a contar para provas europeias.