Euro Sub-17: resultados e nomes que marcaram o primeiro dia
Aproximadamente um ano depois, o Euro Sub-17 está de volta. Para os amantes do futebol de esperanças, este é um bom palco para tirar notas de potenciais talentos a ter em conta nas próximas épocas e… os primeiros já surgiram. Na abertura, a Dinamarca superiorizou-se ao País de Gales (2-0) e a Sérvia levou a melhor sobre a Ucrânia (1-0), enquanto nos últimos desafios do dia, a Chéquia despachou o anfitrião, Chipre (0-5), ao passo que Croácia e Áustria protagonizaram o único jogo da tarde sem golos.
Chido Obi-Martin entrou para a história ao anotar o primeiro golo desta edição do torneio e adiantou a seleção nórdica nos descontos do primeiro tempo, mote suficiente para uma reentrada idêntica e o consequente encerramento das contas por parte de Sofus Johannesen.
À mesma hora, a Sérvia até começou por apresentar um volume ofensivo notável, mas acabou, com algum sofrimento, por vencer pela margem mínima. Dusan Makevic, logo aos dois minutos, ditou o resultado final.
No desafio mais preenchido da tarde, nem o fator casa livrou o Chipre da pesada derrota. Josef Kolárik, Marek Naskos e Matyas Nechvatal traduziram a superioridade checa ao intervalo, com Ondrej Penxa e Matej Kvacek a fixar o resultado final numa mão cheia de golos, na reta final da partida.
Contas feitas, Chéquia e Sérvia surgem nos dois primeiros lugares do grupo A em igualdade pontual, sendo que Ucrânia e Chipre constam, por agora, na segunda metade da tabela.
No grupo B, a Dinamarca lidera de forma isolada depois de ter sido a única seleção a lograr os três pontos. Áustria e Croácia surgem logo a seguir, com o País de Gales a surgir em quarto e último posto.