Youth League + prova europeia? Olympiacos consegue feito histórico
*Artigo publicado originalmente a 5 de maio
David Carmo, Fran Navarro, Sotiris – os primeiros dois emprestados pelo FC Porto e o grego emprestado pelo Sporting – Rúben Vezo, André Horta, Chiquinho, João Carvalho, Gelson Martins, Daniel Podence (todos com ligações a Portugal) estão perto de ajudar o Olympiacos a escrever uma página épica no futebol europeu.
Depois da conquista da Youth League diante do AC Milan, o histórico emblema grego superou o Aston Villa nas meias finais da Conference League e pode conseguir um feito épico a nível europeu. Isto porque, desde a criação do formato Youth League – em 2013/2014 -, nenhum emblema conseguiu, na mesma temporada, vencer a prova de júniores e triunfar a nível europeu no escalão sénior.
De recordar que, em ambas as finais europeias, o emblema grego vai defrontar uma equipa italiana. Na Youth League – com um grande golo de Theofanis Bakoulas [recorde aqui a história do ex-Pinhalnovense] – o AC Milan foi o adversário e, agora, a Fiorentina – finalista vencido na temporada passada da Conference League – será o oponente do Olympiacos.
Em adição, o emblema grego pode ainda fazer história a nível nacional: nunca uma equipa grega conseguiu vencer uma prova europeia, sendo também a primeira final do clube. A última equipa grega que esteve próxima de levantar um troféu europeu foi o Panathinaikos em 1971, na final da Taça dos Campeões.
O conjunto orientado por José Luis Mendilibar – que venceu a Liga Europa na época transata – vai ter a oportunidade ainda de vencer um troféu dois anos depois.