Arsenal abana, mas vence o grande dérbi do norte de Londres
Um sinal de resistência da equipa de Mikel Arteta na luta pelo título. No grande dérbi do norte de Londres, o Arsenal chegou com uma grande vantagem ao intervalo, mas apesar do sofrimento final conseguiu vencer por 2-3 na visita ao terreno do Tottenham.
O jogo teve um ritmo louco e as bolas paradas foram umas das grandes armas dos Gunners, que abriram o ativo após autogolo de Hojbjerg num canto. O Tottenham pressionou em busca do empate, só que abriu espaços em zona recuada e Bukayo Saka aumentou a vantagem visitante em lance rápido.
Ainda no primeiro tempo, novamente um canto a fazer a diferença. Habitual colocação de vários homens do Arsenal perto da baliza e golo de Kai Havertz, com as primeiras desistências de adeptos dos Spurs nas bancadas. Depois do intervalo, fibra dos homens de Postecoglou.
Um erro de Raya originou o 1-3, apontado por Cristián Romero. De grande penalidade, perto do final, Son Heung-min aumentou a pressão nos Gunners, que aguentaram a pressão do rival e seguraram o importante triunfo.
Com mais dois jogos disputados, o Arsenal aumentou, à condição, para quatro pontos a vantagem em relação ao Manchester City. Por sua vez, o Tottenham está a sete pontos do Aston Villa, com menos dois encontros disputados realizados.
Na outra partida do início da tarde, triunfo expressivo do Bournemouth na receção ao Brighton (3-0). Senesi, Enes Unal e Justin Kluivert apontaram os golos, num jogo entre equipas no meio da tabela.