Dundee Derby volta à liga escocesa: «Íamos a pé para o estádio adversário»

Dundee Derby volta à liga escocesa: «Íamos a pé para o estádio adversário»

Está longe de ser o dérbi mais conhecido da Europa, ou sequer da Escócia, mas sem dúvida que encabeça um sem-número de particularidades que levou o zerozero a querer saber mais sobre ele: o Dérbi de Dundee, entre Dundee United – histórico que acabou de selar o regresso à elite do futebol escocês – e o Dundee FC, eterno rival da cidade.

Separados por menos de 200 metros entre os respetivos estádios, esta é a primeira grande caraterística que salta à vista de quem passa um olhar – mesmo que desatento – sobre o mapa da cidade ou uma qualquer foto da Tannadice Street.

Quim Ferraz é o único português com uma passagem por Dundee no currículo. O ponta de lança representou os tangerines [United] na época 1999/200, tempo mais do que suficiente para uma estreia auspiciosa, logo num duelo como este. Decorria então a 1ª jornada da Premier League escocesa.

«Foi um jogo curioso e uma boa estreia. Tinha chegado à Escócia e o futebol era diferente. Muito físico, de muita correria, uma intensidade muito forte. Na pré-época, tive alguns problemas físicos e ainda não estava em condições de jogar muito tempo», recordou o possante ex-avançado: «O treinador achou que tinha condições para mudar o jogo. E assim foi.»

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *