E o campeão de 2023/24 é…
Depois de uma época longa, é já esta quarta-feira, 5 de junho, que arrancam as finais da Liga Betclic, onde os rivais FC Porto e Benfica vão lutar pelo título de campeão desta época de 2023/24. Venham de lá as decisões.
Bem conhecidos destas andanças, águias e dragões voltam a encontrar-se para decidir um título do panorama nacional, desta vez o de campeão de 2023/24. O Benfica, que vem em crescendo, depois de um arranque de época atribulado, e vai em busca do tricampeonato, enquanto o FC Porto, a equipa mais regular dos candidatos e que impressionou na Europa, vai em busca de um troféu que foge desde 2016 (!).
Os dois primeiros jogos (5 e 7 de junho) serão no Dragão, passando depois para a Luz (10 e, se necessário, 12 de junho). Em caso de necessidade de ir à «negra», tudo se decidirá na casa do FC Porto, a 16 de junho, visto que os azuis e brancos terminaram em 1º lugar na fase regular.
O FC Porto foi, a nível nacional, a equipa mais regular e prova disso é que foram escassas as ocasiões onde não esteve na liderança do campeonato, onde terminou na fase regular, fruto da vantagem no confronto direto precisamente com este Benfica. É uma equipa que tem grande poder de fogo e as armas necessárias para contrariar este Benfica, com os norte-americanos Cleveland Melvin e Aaron Harrison e o neerlandês Charlon Kloof a serem as figuras de proa de um ataque que, num bom dia no tiro exterior, é indefensável.
Do outro, o bicampeão Benfica pareceu demorar a engrenar, mas respondeu bem nesta ponta final de temporada e recuperou a desvantagem que tinha para o rival, além de ter cumprido nos play-offs e eliminado de forma categórica a Oliveirense, nas meias finais. É equipa com um jogo mais coletivo e a máquina de Norberto Alves é muito difícil de defender quando as peças encaixam. Aaron Broussard, Toney Douglas, Ivan Almeida, Trey Drechsel e Terrell Carter vão tentar aproveitar a maior profundidade encarnada para dificultar a missão da aguerrida defesa portista.