Equipa do segundo escalão romeno levantou a Taça e um bilhete para as provas UEFA!
Foi um dia aparentemente banal no mundo desportivo, mas que ficará na história do futebol romeno. O Corvinul Hunedoara, atualmente no segundo escalão, levantou a Taça da Roménia após bater o Otelul Galati nas grandes penalidades e assegurou acesso às provas europeias!
A história já seria fantástica mesmo sem o troféu. A equipa da pequena cidade de Hunedoara, na Transilvânia, construiu uma brilhante caminhada ao eliminar o Voluntari e o Cluj – nono e segundo classificados no primeiro escalão – depois de terem terminado em primeiro lugar numa fase de grupos inicial.
O Otelul também procurava a conquista do seu primeiro troféu nesta competição. No seu caso era a terceira vez eu chegava a uma final e tinha, desta vez, todo o favoritismo. Ainda assim, a equipa que conta com vários jogadores portugueses não conseguiu estar à altura das expectativas.
Esteve em vantagem por duas vezes (fez o 0-1 aos 27 minutos e o 1-2 aos 58), mas deixou sempre que o adversário reentrasse no jogo e o 2-2 manteve-se no marcador até bem para lá do tempo regulamentar. Após 120 minutos, chegaram os penáltis, onde, entre o golo de Miguel Silva e o desperdício de João Lameira, o diminuto Corvinul fez a festa!
Além deste troféu improvável – o primeiro no museu do clube – foi também conquistado o acesso à primeira ronda de qualificação da próxima Liga Europa. O Corvinul ainda tem em aberta a possibilidade de subir ao primeiro escalão, mas, mesmo que não consiga, iniciará 2024/25 nas provas UEFA.