Galeno quer ser rei na Prova Rainha: leva três consecutivas e pode fazer história
Nem toda a rainha precisa necessariamente de um rei, mas Wenderson Galeno tem sido um verdadeiro pretendente ao trono desta prova. Com três conquistas, a distinção entre Jamor e amor está cada vez mais turva, tanto que este domingo poderá trazer um casamento histórico: o primeiro jogador a vencer em quatro anos consecutivos.
Na verdade, nem sequer foi no Estádio Nacional do Jamor que tudo começou. Foi em Coimbra, em maio de 2021, que o extremo cumpriu os 90 minutos de uma final em que o seu SC Braga, perante bancadas despidas, bateu o Benfica por 2-0. No regresso a casa já se notava paixão, pela forma como não largava o troféu nem para descansar.
Meses mais tarde, Galeno mudou-se para o FC Porto. Regresso a uma casa que já conhecia, mas com ambições renovadas. Na primeira meia temporada foi campeão nacional e saltou do banco para a sua segunda Taça consecutiva, frente ao Tondela (3-1). Há um ano, foi titular e até assistiu no 2-0 sobre a sua ex-equipa.
No que toca a este potencial recorde, importa atenção aos detalhes. Galeno pode ser o primeiro jogador a levantar a Taça de Portugal quatro vezes em anos consecutivos, mas não seria o primeiro a festejar um tetra nesta competição. Como é possível? Passamos a explicar…