FUTSAL | Champions ibérica na Arménia: quem sai campeão?
É lá longe, em Yerevan, capital da Arménia, que se vai disputar a 16ª final four da agora UEFA Futsal Champions League. São 4 500 quilómetros os que separam Lisboa do local desta fase final concentrada europeia que vai ter, pela primeira vez, um denominador comum: quatro equipas ibéricas em prova – duas espanholas e duas portuguesas.
Em 15 ocasiões anteriores, nunca faltou, de resto, uma equipa ibérica na final four europeia. Portuguesas, espanholas ou até ambas, as equipas ibéricas marcaram sempre presença neste espaço de excelência. Uma tendência de claro domínio em termos de poderio do futsal ibérico e que tem agora o seu expoente máximo… em solo arménio.
Benfica, Palma Futsal, Barcelona e Sporting já sabem o que é vencer esta prova, pelo que não há qualquer hipótese de haver um campeão europeu virgem. Mas há, e isso é um desejo claro, uma hipótese de Portugal voltar a trazer o troféu para o nosso cantinho à beira-mar plantado. Benfica e Sporting têm a palavra… contra nuestros hermanos.
Benfica e Sporting. Os suspeitos do costume, de (quase) sempre na Europa do futsal. De forma natural, os rivais da Segunda Circular voltam a marcar presença na decisão maior do futsal europeu e, capricho do sorteio, novamente de costas voltadas nas meias-finais, sonhando, novamente, com uma final 100 por cento portuguesa no maior dos palcos da Liga dos Campeões.