O momento das decisões: tendências que regem o Playoff dos tempos modernos
25 de maio. Dia que marca o primeiro dos últimos passos relativo às decisões da presente temporada. O Portimonense, 16º classificado da Liga Portugal Betclic, recebe o AVS, emblema que ficou no terceiro posto da II Liga, a contar para o Playoff Promoção/Despromoção.
É a quinta vez que este método será utilizado neste século, após uma utilização circunstancial em 2013/14. Devido ao alargamento de equipas agendado para a época seguinte, o CD Aves e o Paços de Ferreira entraram no ringue para garantir presença na edição subsequente do principal escalão em Portugal
O duelo foi favorável aos castores, para grande desalento do técnico Jorge Costa e seus pupilos. No entanto, o treinador de 52 anos tem agora uma nova oportunidade para retirar memórias mais agradáveis deste desafio.
Apesar das escassas edições nos tempos modernos, já se começam a evidenciar uma tendência. Nos últimos três confrontos deste tudo ou nada, os conjuntos da Segunda Divisão levaram a melhor em… todos. Estatística que dá certamente mais esperança à formação de Santo Tirso.
FC Arouca, GD Chaves e Estrela da Amadora demonstraram o enorme nível competitivo do patamar secundário, com Rio Ave, Moreirense e Marítimo a serem vítimas do poderio adversário. Destaque para a época 2020/21, quando os lobos de Arouca cilindraram as aspirações vilacondenses, fruto de um dilatado 5-0 no agregado.