Drama e golo nos descontos: herói de 19 anos dá vida ao FC Koln
O futebol deu mais uma oportunidade ao FC Koln. No terceiro minuto do período de descontos, e absolutamente obrigado a ganhar para manter a respiração na Bundesliga, a equipa viu Damion Downs a fazer o golo que lhe permite ir para a última jornada a sonhar com a permanência. Late drama em duelo de aflitos e um herói improvável: Downs tem 19 anos, somava apenas 113 minutos no campeonato e nunca marcara um golo. Uma história magnífica numa tarde em que tudo se desenhava para a salvação do Union Berlin.
Aos 19 minutos, os visitantes já ganhavam por duas bolas a zero e atiravam terra pesada para a sepultura aberta do histórico de Colónia. Knoche (15 minutos) e Volland (19) confirmavam a fragilidade da equipa da casa, que logo a seguir também perdia Luka Waldschmidt (ex-Benfica) por lesão.
O futebol é, porém, o mais belo dos jogos e não precisa de lógica e de explicação para ser maravilhoso. Agarrados a uma crença irredutível, os homens do FC Koln foram capazes de reduzir em cima do intervalo (Kainz, de penálti) e voltaram para a segunda parte de peito e alma cheios.
O resto foi… épico. A três minutos dos 90, Tigges empatou o jogo e devolveu a esperança às bancadas lotadas, mas o melhor – na perspetiva dos da casa – chegaria nos derradeiros suspiros. O rookie Downs, lançado em desespero pelo treinador Timo Schultz, apareceu ao segundo poste e cabeceou em desequilíbrio para o 3-2 final. Loucura, lágrimas, tudo a que os sofredores adeptos de Colónia tinham direito.
A realidade continua a ser dura, porém. Para o FC Koln não descer ainda este sábado, o Mainz não pode ganhar ao Dortmund. E na última jornada há uma visita a Heidenheim.
Falta dizer que Diogo Leite fez os 90 minutos no centro da defesa do Union. E estava a poucos metros do momento de glória de Downs.