Golo de Taremi entra para o top de mais tardios do FC Porto
Uma despedida «perfeita» do Estádio do Dragão. Os azuis e brancos disputaram o último jogo diante dos seus adeptos e conseguiram uma vitória tardia diante do Boavista, emblema que podia ter assegurado a permanência no principal escalão do futebol português caso pontuasse.
Ora, o cabeceamento certeiro de Mehdi Taremi, avançado iraniano que ouviu pela última vez o seu nome no Dragão (ao que tudo indica, já assinou pelo Internazionale), entrou para o pódio de golos mais tardios na história do FC Porto.
Curiosamente, a constituição dessa lista ganhou outros contornos a partir da época 2019/2020, altura em que Iván Marcano, aos 98 minutos, deu a vitória no Estádio Municipal de Portimão por 2-3 – quinta jornada da Liga NOS.
Foi o mesmo central espanhol, no decorrer da presente temporada, que entrou para o topo, novamente para conseguir o triunfo, mas diante do Farense. O camisola cinco apareceu aos 100 (!) minutos para carimbar uma vitória importante na segunda rodada de jogos do campeonato.
Curiosamente, este registo de desfechos positivos na reta final de encontros (versão 2023/2024) acabou por ser o máximo apenas num ano. O FC Porto já o tinha conseguido em três outras ocasiões (Arsenal, Gil Vicente e Rio Ave) e, portanto, definiram um novo máximo na história pintada de azul, tal como nos mostra o PlaymakerStats.