Portugal com autorização da UEFA para ter adeptos em pé nos estádios
A UEFA informou, esta quarta-feira, em comunicado, que Portugal é um dos países abrangidos pelo alargamento do programa experimental que permite a assistência em pé de jogos das competições europeias.
Numa reunião em Dublin, Irlanda, Portugal juntou-se a Alemanha, França, Inglaterra, Espanha e Itália, que já tinham autorização do comité executivo. A lista inclui também a Bélgica, Escócia, os Países Baixos e a Áustria.
Segundo o órgão que tutela o futebol europeu, o objetivo passa por obter «uma amostra mais significativa e com maior diversidade de dados», de modo a avaliar a possibilidade de utilização de lugares em pé forma segura.
Ainda assim, Espanha, Portugal e Itália não deverão adotar a medida na próxima temporada, pelas restrições nos respetivos campeonatos ou pelo facto das instalações não estarem preparadas para acolher a alteração.
Veja aqui a nota da UEFA:
«O Comité Executivo da UEFA recebeu uma actualização sobre o Programa de Observadores de Instalações Permanentes, que está em curso desde o início da época 2022/23, e aprovou a extensão do programa para a época 2024/25, com a adição de clubes da Holanda, Portugal, Bélgica, Escócia e Áustria, onde as instalações permanentes são permitidas a nível nacional. Isso garantirá um maior tamanho de amostra e diversidade de dados.»