Quem é Gustavo Varela, o jovem que Schmidt estreou no último jogo do Benfica?
Com o futuro definido no que à classificação final diz respeito- vai terminar em segundo independentemente do que acontecer esta noite em Vila do Conde-, o Benfica encarou a partida desta sexta-feira, frente ao Rio Ave com pouco em jogo. Perante este cenário, Roger Schmidt apostou em alguns jovens, sendo que há um específico cuja a chamada surpreende um pouco: Gustavo Varela.
Aos 19 anos, o avançado estreou-se pela equipa principal do Benfica [começou o encontro no banco e foi lançado para os últimos 15 minutos], clube ao qual chegou em 2021. Nascido em janeiro de 2005, o atacante é filho de Fernando Varela, defesa-central do Casa Pia. Assim sendo, há agora a curiosidade de pai e filho terem sido utilizados na mesma edição do campeonato.
Depois de ter iniciado o seu percurso no Miúdos Talentosos, em 2008/09, Gustavo passou três anos na formação do Sporting, onde se cruzou com nomes como Dário Essugo. Perante o facto de o pai Fernando ter rumado até à Grécia em 2016 para representar o PAOK, Gustavo acabou por fazer o mesmo trajeto em 2018, tendo passado três temporadas no conjunto de Salónica.
O jovem, que neste momento está com 1,84 metros, acabou por regressar em Portugal pela porta dos encarnados, sendo que esteve em especial evidência em 2022/23 (23 golos em 35 jogos pelos sub-19 e um tento em três partidas pelos sub-23). Já em 2023/24, Gustavo assumiu papel de destaque na formação B encarnada, onde apontou quatro golos em 25 encontros. As boas exibições, de resto, valeram-lhe a extensão de contrato com as águias no passado mês de março- neste momento, o camisola 89 está ligado ao Benfica até 2028.
Além disto, o avançado conta já também com alguma experiência a nível de seleções jovens. Por Portugal, Gustavo soma 13 internacionalizações, divididas por sub-17 (oito), sub-18 (três) e sub-19 (duas).