Benfica bate FC Porto e conquista Taça Hugo dos Santos
E eis que, seis anos depois, o Benfica volta a conquistar a Taça Hugo dos Santos. Na final disputada em Gondomar, as águias foram mais fortes do que o FC Porto e triunfaram por 72-66, num cenário que permitiu ao conjunto encarnado vencer a competição pela 13ª vez na sua história.
Emoção, incerteza no resultado e triplos a cair de todo o lado: o que mais se pode pedir numa final? Pois bem, águias e dragões proporcionaram um bom jogo de basquetebol, que só ficou decidido nos últimos minutos.
A partida iniciou-se com um triplo de Tanner Omlid, que viria mesmo a ser o melhor marcador do encontro (27 pontos), mas a verdade é que o equilíbrio viria mesmo a ser a nota dominante do encontro. Assim sendo, foi sem grande surpresa que o intervalo chegou com um empate a 35 no marcador.
O terceiro parcial trouxe à tona o melhor e o pior do que o desporto. Se, por um lado, houve um momento em caíram triplos em catadupa tanto de um lado como do outro, a verdade é que, por outro, confrontos entre adeptos do FC Porto e o banco do Benfica levaram a que a partida estivesse interrompida durante alguns minutos.
No regresso após esta pausa forçada, o Benfica apresentou-se melhor e, motivado por um inspiradíssimo Toney Douglas, fechou o terceiro período a vencer por 55-53.
No quarto e decisivo parcial, a equipa de Norberto Alves foi aumentando, de forma gradual, a vantagem. Ainda que o FC Porto tenha conseguido reduzir a diferença para dois pontos aos 67-65, as águias apresentaram um jogo bastante maduro e não vacilaram na reta final.