Vitória da Atalanta complica qualificação direta do Benfica na Champions
A temporada 2023/2024 caminha a passos largos para o seu final e as equipas já começam a olhar para as competições europeias do próximo ano. A vitória da Atalanta na final da Liga Europa acabou por baralhar as contas… que tinham o Benfica bastante atento.
Passamos a explicar. Caso o Bayer Leverkusen vencesse a prova, os encarnados tinham entrada direta na fase de grupos da prova, uma vez que o conjunto alemão já tinha presença assegurada devido à posição na Bundesliga (primeiro classificado). Ou seja, a vaga viajava até Lisboa, pois as águias são as melhores classificadas no ranking da UEFA no Caminho dos Não-Campeões.
Como esse cenário não se verificou, os comandados de Roger Schmidt têm que esperar que a Atalanta fique nos quatro primeiros lugares da Serie A (estão no quinto posto com 66 pontos, com menos um jogo que a Juventus, que tem 68 pontos) com apenas uma jornada por disputar.
Caso contrário, vão retomar os trabalhos mais cedo para voltar a disputar as pré-eliminatórias da UEFA Champions League, um cenário vivenciado na época 2022/2023, uma vez que jogaram contra o Midtjylland e Dynamo Kyiv.
Os italianos, recorde-se, vão jogar os encontros diante dos seus adeptos, contra Torino e Fiorentina. Apesar da temporada encarnada já ter acabado, vão continuar com um olho no campeonato italiano…