Senhoras e senhores, chegou a Final Four da Euroliga
Depois de uma longa época, é já esta sexta-feira, 24 de maio, que arranca a Final Four da famosa e prestigiada Euroliga, principal competição de clubes europeus, com quatro clubes em busca do tão desejado troféu e da glória.
Depois de uma fase regular com 34 jornadas e de uma 1ª ronda dos play-offs intensa, onde ficaram pelo caminho Baskonia, Monaco, Barcelona e Maccabi Tel Aviv, restam apenas quatro equipas em prova: Real Madrid, Olympiacos, Panathinaikos e Fenerbahçe. As meias finais serão ambas disputadas esta sexta-feira, com a grande final agendada para domingo, 26 de maio, pelas 17 horas. Berlim, na Alemanha, é o palco das decisões.
Depois de alguns anos afastados das grandes decisões da prova, os históricos Panathinaikos e Fenerbahçe regressam à disputa pelo título – entre si, conquistaram-no sete vezes, seis para o Panathinaikos.
A turma grega investiu forte nesta temporada, reforçou o seu plantel e terminou em 2º na fase regular, ao passo que o Fenerbahçe foi mais modesto e terminou em 6º. Contudo, ambos tiveram que se aplicar e ir a jogo 5 para bater Monaco e Maccabi Tel Aviv nos quartos de final dos play-offs.
O Panathinaikos tem a irreverência do seu treinador Ergin Ataman – curiosamente é o selecionador turco – e junta a isso o histórico base grego Kostas Sloukas e um lote de estrangeiros invejável, que brilhou esta época, com destaque para os ex-NBA Kendrick Nunn, Jerian Grant e Juancho Hernangómez e ainda o poste francês Mathias Lessort.
Do outro lado, o Fenerbahçe, conhecido pela cultura dos seus adeptos, tem no banco de suficientes o também muito experiente técnico Sarunas Jasikevicius, que reencontra uma das suas antigas equipas, assim como os gregos Nick Calathes e Georgios Papagiannis. Embora com nomes menos sonantes, o Fenerbahçe tem um núcleo de norte-americanos que alimenta os seus sonhos, composto por Tyler Dorsey, Nate Sestina, Johnathan Motley e ainda Nigel Hayes-Davis, que chegou a fazer 50 pontos num jogo da prova esta época.