Entrada direta na Champions: eis as hipóteses que restam ao Benfica
A entrada direta do Benfica na Liga dos Campeões continua de pé e começa a ficar com cada vez menos cenários possíveis. Anteriormente esmiuçada no nosso portal, esta hipótese tem, neste momento, apenas duas vias para se concretizar, depois dos apuramentos do Bayer Leverkusen e Atalanta para a final da Liga Europa.
Começando pelo caminho mais simplificado, os encarnados carimbam o passaporte direto para a fase de grupos da liga milionária em caso de triunfo dos farmacêuticos diante da turma italiana.
Campeão alemão em título, o clube orientado por Xabi Alonso já tem garantida a estadia na referida prova, abrindo lugar extra para o melhor classificado do ranking da UEFA, em vias de marcar presença no Caminho dos Não-Campeões de acesso à competição que, neste caso, será para o Benfica.
A outra forma dos encarnados assegurarem presença sem necessidade de disputar as rondas preliminares é com o triunfo da Atalanta e alguma ginástica de contas na tabela da liga italiana.
Ora, no caso da inédita conquista, La Dea tem de terminar a Serie A no quarto lugar para ficar com a vaga de acesso via provas internas e assim libertar a da conquista europeia para as águias.
A quatro pontos desse quarto posto pertencente ao Bologna, «basta» terminar no atual quinto lugar para que o conjunto de Bergamo fique apenas com direito ao carimbo milionário via Liga Europa, que arreda, desde logo, a formação lusa da eventual entrada direta.