Frosinone despromovido; Empoli salva-se nos últimos suspiros; Napoli fora da Europa
E chega ao fim mais um dia de campeonato italiano, que trouxe consigo decisões preponderantes. O Empoli garantiu a manutenção no último suspiro do seu encontro, empurrando, assim, o Frosinone para o segundo escalão do futebol italiano. O Napoli também sofreu uma grande desilusão. O empate a zeros frente ao Lecce deitou por terra as aspirações dos azzurri em marcar presença nas competições europeias.
A oportunidade napolitana de sorrir na última jornada do campeonato prendeu-se com o desaire do Torino frente à Atalanta (3-0), em Bérgamo. Contudo, os granata conseguiram mesmo manter o posto na Liga e garantir, desta forma, o nono posto, que, fruto do desempenho europeu das equipas do país na presente campanha, dá acesso à próxima edição da Conference League.
Destaque para os orobici, vencedores da Europa League, que ascenderam ao quarto posto da tabela classificativa, permitindo ao Benfica garantir presença direta na Liga dos Campeões 24/25. No Stadio Benito Stirpe, a finalização certeira de Keinan Davis permitiu à Udinese, de João Ferreira, celebrar a permanência, frente ao Frosinone (0-1). Apesar do resultado menos favorável, os gialloazzurri estiveram a uns meros segundos de se juntar à festa dos pupilos de Cannavaro…
O empate não era suficiente para o Empoli escapar da zona negra, como tal, foi preciso um milagre para contagiar o Stadio Carlo Castellani de euforia. Foi isso mesmo que aconteceu quando, aos 90+3′, M’Baye Niang inseriu a bola no fundo das redes (2-1), para total desalento dos comandados de Di Francesco. Recorde-se que o Frosinone havia subido ao maior pedestal do futebol italiano na época transata, com a conquista da Serie B.
De realçar, ainda, a distribuição pontual entre Hellas Verona e o campeão Internazionale (2-2), bem como o empate entre Lazio e Sassuolo (1-1). O último embate da prova está agendado para o dia 2 de junho, entre Atalanta e Fiorentina, num jogo em atraso da 29ª ronda.