Klopp despede-se do Liverpool nesta jornada: «Depois vou de férias»
O anúncio já tinha sido feito, mas, agora, chegou mesmo o momento da despedida de Jurgen Klopp de Anfield e do «seu» Liverpool, nove anos depois. Na antevisão da partida com o Wolverhampton, o técnico alemão abordou a despedida com humor e muita emoção.
«Não temos de fingir que é uma semana normal. Quanto ao jogo, eu sou uma pessoa pragmática, será o último e depois vou de férias, por isso será como sempre, sabendo que tudo será diferente. Os jogadores despediram-se de mim ontem, fizemos um churrasco e uma celebração de despedida», começou por dizer, em conferência de imprensa.
«Não sei ao certo quantas camisolas assinei esta semana, mas penso que toda a gente já tem uma. Dizer adeus nunca é agradável, se fosse isso significaria que o tempo que passámos juntos não foi bom, e foi. Sei que podíamos ter ganho mais, mas não posso mudar isso. Não podia ter feito nada de diferente», acrescentou.
Klopp falou ainda dos seus momentos favoritos no comando do Liverpool: «O melhor futebol que praticámos foi contra o Manchester City está época, nunca os controlámos como fizemos naquele dia. Já lhes ganhámos antes em jogos diferentes, mas nunca lhes colocámos tanta pressão como aí. A nossa exibição mais espetacular foi diante do Barcelona [na segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões, de 2018/19, em que venceu por 4-0]. O melhor golo foi o de Alisson [contra o West Brom, em 2021]. A melhor assistência foi a de Trent Alexander-Arnold contra o Barcelona. E o melhor golo de calcanhar foi o de Sadio Mané.»
«Eu tento explicar, mas não o compreendo na totalidade. As pessoas gostam de ti até que as desiludas, mas eu nunca senti que as desapontámos. Este clube significa o mundo para muita gente e os últimos meses foram mesmos extremos. Eu tenho recebido tantos emails e cartas ao longo dos últimos meses que se respondesse a todas ficaria aqui até 2028, por isso peço desculpa por não responder a todas. Também havia muitos pedidos de bilhetes. Com algumas destas cartas, eu soltei lágrimas enquanto lia sobre o que este clube significa para algumas pessoas. A forma como lidámos com isso levou à nossa felicidade, temos adeptos muito especiais», concluiu, sobre a sua ligação aos adeptos.
Depois de nove épocas, Jurgen Klopp vai deixar o Liverpool, tendo conquistado uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia, uma Premier League, uma FA Cup, uma Supertaça inglesa e duas Taças da Liga inglesa.