Suspeita de ilegalidade na Academia: Villas-Boas na Câmara da Maia esta sexta
[ATUALIZADO ÀS 13h07 DE 24 DE MAIO]
André Villas-Boas vai ser recebido esta sexta-feira na Câmara Municipal da Maia, apurou o zerozero. O presidente do FC Porto está preocupado com as possíveis ilegalidades no processo de abertura da hasta pública dos terrenos atribuídos à Academia de Nogueira/Silva Escura e pretende esclarecer todas as dúvidas com o presidente da autarquia, António Silva Tiago.
A oposição dentro da CM Maia, liderada pelo Partido Socialista, levantou desde o primeiro instante várias dúvidas relativamente aos timings do processo. Agora, e de acordo com uma informação dada pelo O Jogo, em causa está a data do edital publicado em Diário da República, pois esta é anterior à da aprovação em Assembleia Municipal.
A administração liderada por Pinto da Costa decidiu avançar com este projeto, apesar de estar em fim de mandato e em vésperas de eleições. André Villas-Boas defendeu desde o início outra proposta, próxima do atual Centro de Treinos do Olival, mas pretendia analisar o projeto na Maia antes de avançar para uma decisão final.
O executivo maiato já recebeu 1,19 milhões de euros do FC Porto (dos 3,4 milhões totais) e esse é outro dado a justificar este rigor redobrado por parte de Villas-Boas. Os terrenos adquiridos pelos dragões em hasta pública atingem os 140.625 m² e foram adquiridos a 23,89 euros o m² pela direção então encabeçada por Pinto da Costa. Sempre com os votos contra do PS-Maia.
O despacho assinado por Silva Tiago foi publicado em DR a 26 de março, mas com a data de 22 de março. A discrepância terá como consequência, acredita a administração do FC Porto, a anulação do processo.
Da conversa entre André Villas-Boas e a autarquia maiata sairão mais explicações. Em comunicado, a CMM negou quaisquer irregularidades.