Joga na 7ª divisão suíça e pode estar na Europa na próxima época: eis o FC Triesenberg

Joga na 7ª divisão suíça e pode estar na Europa na próxima época: eis o FC Triesenberg

Definitivamente o futebol está longe de ser combustível do pequeno microestado do Liechtenstein, contudo, é neste pequeno território do centro da Europa onde surgem algumas das histórias mais raras do futebol moderno. A que o FC Triesenberg tem a oportunidade de fazer é mais uma delas, ainda que pela frente esteja o «colosso» local, Vaduz. Confuso? Passamos a explicar.

Único país debaixo da alçada da UEFA que não possui campeonato nacional, o principado de 39 mil habitantes tem uma relação especial com a pirâmide do futebol suíço, espaço competitivo onde se inserem as suas sete equipas.

Incapaz de apurá-las para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, até porque o já referido Vaduz – principal clube local – alinha apenas no 2ª escalão helvético, é via Taça do Liechtenstein que se define a representação internacional daquela federação.

As fases preliminares da UEFA Conference League são o objetivo possível e quase automaticamente ocupado pelo hegemónico clube da capital do país, como provam as 49 (!) taças levantadas ao longo da sua história.

A tentar contrariar o favoritismo do «Golias» surge o modesto clube referido no primeiro parágrafo. Com pouco mais de 2500 habitantes e um clube a competir na 7ª divisão suíça, o FC Triesenberg – clube com o mesmo nome da cidade – tenta por termo à ditadura do autoritário Vaduz, ainda que as odds não sejam propriamente favoráveis a este underdog.

Com Ricardo Maia e Diogo Cordeiro como representantes portugueses no plantel, o modesto emblema deste vilarejo pode escrever história pela procura deste inédito título e qualificação europeia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *