Portimonense desce e play-offs estão fechados: as contas finais da fase regular da Liga Betclic
Está fechada a fase regular da Liga Betclic masculina, principal escalão do basquetebol nacional. Com todos os jogos a realizarem-se nesta tarde de sábado, ficou decidido o chaveamento dos play-offs, e os respetivos duelos a que teremos direito, e ainda as equipas que seguem caminho para a Proliga, a 2ª divisão.
Comecemos pela descida de divisão. Aqui, já se sabia que o Lusitânia, desde há umas semanas, estava despromovido, mas faltava saber quem lhe faria companhia na ida para a Proliga. Havia, à entrada para esta 22ª e última jornada, três candidatos, o Esgueira, o Portimonense e o Galomar, todos com os mesmos pontos.
Ora, o Esgueira, com alguma surpresa pelo meio, venceu o seu jogo, frente ao CD Póvoa (82-88) e aproveitou as derrotas do Portimonense, frente ao campeão nacional Benfica (61-105), e Galomar, frente à Ovarense (89-76) para, assim, garantir a manutenção. Desta forma, o Portimonense, que estava em estreia na Liga Betclic, regressa à Proliga um ano depois, face à desvantagem no confronto direto com o Galomar
Além dessa luta pela manutenção, havia ainda que definir o chaveamento dos play-offs, embora já se soubesse quais as oito equipas a marcar presença nessa fase da temporada (falta definir alguns lugares). Oliveirense (3º), Vitória SC (7º) e Imortal (8º) já sabiam em que lugar ficariam, mas faltava definir os restantes e respetivos adversários.
Começando pelo topo, a luta era entre FC Porto e Benfica e ambos os rivais cumpriram com as expectativas e venceram os respetivos jogos, contra Lusitânia (67-98) e Portimonense (61-105) – como já referido. Terminaram, portanto, com os mesmos pontos, mas como os dragões tinham vantagem no confronto direto, ficam com o 1º lugar e o Benfica com o 2º.