Paulo Bernardo ajuda Celtic a vencer o Old Firm e a Taça escocesa

Paulo Bernardo ajuda Celtic a vencer o Old Firm e a Taça escocesa

O mítico Old Firm cumpriu com as expectativas e foi resolvido com muita emoção à mistura. No final, Paulo Bernardo, médio emprestado pelo Benfica, saltou do banco e acabou por ter um papel preponderante para o Celtic vencer o Rangers, de Fábio Silva, por 1-0 e conquistar a Taça da Escócia.

Como não podia deixar de ser, os rivais Celtic e Rangers, de Glasgow, voltavam a encontrar-se nas grandes decisões, desta vez na final da Taça da Escócia. Fábio Silva era titular no lado azul, enquanto o compatriota Paulo Bernardo começava no banco de suplentes no lado verde.

Um pouco à imagem do que se tinha visto nos duelos esta época no campeonato, também fruto de uma maior estabilidade no seu onze inicial, o Celtic foi quem entrou mais mandão e à procura de ter a posse de bola, tendo como principais dinamizadores os médios Hatate e Matt O’Riley, embora o ataque estivesse com movimentos algo previsíveis no último terço.

Do outro lado, o Rangers apostava mais no erro e na transição, mas ia demonstrando uma clara dificuldade na ligação de jogo e o seu tempo com bola no meio campo adversário era escasso. De resto, os seus laterais e extremos, com destaque para Tavernier, iam sendo facilmente anulados. Ambas com os seus defeitos com bola, os rivais não conseguiam criar ofensivamente com o devido efeito e o nulo persistia ao intervalo.

Face a essa dificuldade, o técnico Philippe Clement colocou um avançado mais fixo no ataque do Rangers, Abdallah Sima, e a equipa cresceu no arranque da 2ª parte. O avançado senegalês, de resto, marcou aos 59′, na sequência de um canto, mas o lance acabou invalidado, por falta sobre o guardião Joe Hart. O jogo tinha, no entanto, mudado por completo de rumo e era, agora, o Rangers quem mandava. O Celtic estava bem desconfortável com essa maior intensidade.

Já com Paulo Bernardo em campo (entrou aos 78′), tudo apontava para o prolongamento e os adeptos, embora sem parar de apoiar, sentiam-no. Contudo, contra o esperado, foi o médio emprestado pelo Benfica quem fez a diferença e, aos 90′, arrancou pelo corredor central e encheu o pés, fora da área, obrigando Butland a defesa apertada, mas incompleta e para a frente. Adam Idah aproveitou o adormecimento defensivo e só teve que encostar para o 1-0 final. O Celtic vencia o Old Firm e a sua 42ª Taça escocesa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *