Guardiola sobre Menotti: «Ouvi-lo foi uma lição»

Guardiola sobre Menotti: «Ouvi-lo foi uma lição»

Confirmado o falecimento de César Luis Menotti na tarde do último domingo, várias personalidades se pronunciaram sobre o desaparecimento do técnico que conduziu a Argentina ao título de campeã do mundo de 1978. Pep Guardiola, treinador do Manchester City e confesso admirador do antigo jogador e selecionador albiceleste, não foi exceção, como prova a carta aberta publicada pelo diário espanhol, Olé.

«Sinto uma grande tristeza porque partiu alguém com quem compartilhei nada menos que 30 horas de conversas maravilhosas, nas quatro vezes que visitei a Argentina. Ouvi-lo foi uma lição. César era tudo: inteligência, educação. Fez poesia de suas palavras e sempre foi fiel às suas convicções.

Estilo não é negociável, dizia ele. A última vez que visitei Buenos Aires, em março de 2018, tivemos mais um jantar maravilhoso, longo e divertido… com todas as nuances do futebol que me apaixonam. Só queria ouvir isso. São muito poucos os que te dão tanto em vida que nunca se vão»

Uma admiração bilateral e também partilhada por Menotti para com o técnico dos skyblues: «O Barcelona de Guardiola foi a coisa mais perfeita que vi. 99,9 por cento dos treinadores vivem a invejar o seu jogo. Todos gostariam de ser Guardiola.»

Sem se cruzarem na primeira equipa do Barcelona na qualidade de treinador e jogador, César Luis Menotti e Guardiola partilham um passado ao leme da equipa blaugrana. O argentino durante temporada e meia – entre meados de 1982/83 e o final de 1983/84 – e o espanhol na reta inicial da carreira, entre 2008/09 e 2011/12.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *