Repete-se a história
Chegou a hora das decisões. Restam apenas duas equipas para lutar pelo troféu da Liga Feminina Placard, sendo elas as mesmas pela terceira época consecutiva: Benfica e Nun’Álvares. Este sábado, na Luz, os dois conjuntos escrevem o primeiro capítulo de um confronto que pode ir até aos cinco assaltos.
Hexacampeão em título, o Benfica é, naturalmente, favorito à partida para a decisão do título. Se o domínio encarnado traduzido em conquistas não fosse suficiente para o justificar, o próprio confronto direto disso se encarregaria. Nos últimos dois anos, a final terminou sempre com vitória das encarnadas em quatro jogos e, se quisermos reduzir a amostra para algo mais atual, o cenário não anima para as Condestáveis: nos quatro jogos disputados entre as duas equipas esta temporada, o Benfica venceu sempre.
Em Lisboa ou em Fafe, o desfecho tem sido sempre o mesmo, mas o passado é apenas isso mesmo. Um novo confronto representa uma nova oportunidade para ser feliz e as fafenses pretendem terminar a temporada com um sorriso de orelha a orelha, depois de já terem conquistado a Taça da Liga.
Um outro dado importante para esta final: de forma a poder sagrar-se campeão nacional, o Nun’Álvares está sempre obrigado a conseguir contrariar o fator casa que o primeiro lugar da fase regular entregou ao Benfica. As fafenses terão sempre de vencer, pelo menos, um jogo na Luz para colocar as mãos no troféu. E o Benfica, caso o plano não corra de feição e a eliminatória se prolongue até ao quinto jogo, terá sempre o conforto de o disputar perante o seu público.
Preparem-se as gladiadoras, a arena por elas aguarda. A primeira batalha está agendada para este sábado, no Pavilhão n.º 2 da Luz, a partir das 19h00.