Sobrevivência e história
Rúben Amorim assumiu «alterações» no 11, mas também mostrou vontade de vencer e fazer história no Sporting – faltam três pontos para Amorim ultrapassar registo de Jorge Jesus [recorde aqui]. Por outro lado, a jogar em casa e com um objetivo (manutenção) por assegurar, Vasco Seabra admitiu que procura «fechar as contas da permanência».
De resto, à jornada 33, o Estoril procura libertar-se dos 33 pontos e chegar à 34ª jornada, em Moreira de Cónegos, com – pelo menos – 34 pontos. Seria um sinal de força e, em acréscimo, a probabilidade de acabar a temporada no 16º posto (zona de play-off de despromoção) também seria bem mais reduzida. Do lado leonino, os campeões vão atrás do recorde de pontos do clube (86) e, para tal, facilitismos não serão bem vindos.
Amorim prometeu mudanças – Diogo Pinto irá aproveitar as lesões de Israel e Adán para estrear-se -, mas as novidades não ficam pela baliza. Sem revelar nomes, o técnico do Sporting anunciou que Miguel Menino vai jogar – provavelmente, não obstante, não será titular -, mas a grande surpresa poderá surgir na ala direita. Leonardo Barroso, depois do episódio infeliz na pré-temporada, realizou um jogo de grande competência no último fim de semana, ao serviço da equipa B, e poderá ter a primeira chance «oficial» na equipa principal.
Por outro lado, no meio campo, é expectável que Koba jogue ao lado de Morita no meio campo, assim como Pote deverá regressar à frente de ataque. Do lado da casa, Vasco Seabra também deverá mexer em vários setores, regressando Guitane – tem sido chave contra os ‘grandes’ -, Mangala e Mor Ndiaye – Mateus Fernandes, emprestado pelos leões, não poderá jogar.