BASQUETEBOL | Benfica vence dérbi rumo à final da Taça Hugo dos Santos
O Benfica carimbou, este sábado, o passaporte para a final da Taça Hugo dos Santos. As águias tiveram o encontro perante o Sporting totalmente controlado, enfrentaram um susto com uma recuperação tardia do leão, mas recompuseram-se a tempo. A equipa de Norberto Alves venceu por 66-73.
A primeira parte foi controlada praticamente na totalidade pela equipa encarnada. O Sporting passou pelo comando do marcador em apenas dois momentos no primeiro período (8-6 e 10-9) e de forma fugaz. No final dos primeiros dez minutos, o Benfica já vencia por oito (12-20) e em tempo de intervalo a diferença já estava nos 14 pontos (32-46).
Embora o Sporting tenha melhorado na segunda parte, o Benfica manteve uma distância segura no terceiro período. No arranque dos últimos dez minutos, um lançamento exterior deixou as águias a vencer por 13 pontos (51-64) e foi aí que a equipa de Pedro Nuno Monteiro deu o clique para relançar a discussão.
Os leões apertaram o cerco na defesa e André Cruz, que até então tinha tido mais responsabilidades defensivas, assumiu também a batuta no ataque. Nove pontos sem resposta deixaram a formação leonina a apenas um de distância (66-67), mas o Benfica encerrou o momento negativo com um importante triplo de Aaron Broussard, que deixou a diferença em duas posses de bola.
Depois de ter feito o mais difícil para se colar novamente ao rival no marcador, o Sporting passou por momentos de maior dificuldade no ataque. As posses de bola seguintes não foram aproveitadas pelo leão e o tempo correu sempre a favor do Benfica, que estendeu as posses de bola pelo máximo de tempo possível. A pouco menos de um minuto e meio, Aaron Broussard voltou a puxar a si a responsabilidade e dilatou a diferença para os sete pontos (66-73), desferindo o golpe final no encontro.
Recordista de títulos na Taça Hugo dos Santos, com 12 conquistas, o Benfica vai procurar vencer a prova pela primeira vez desde 2017/18. Este domingo, os encarnados defrontam o FC Porto na final.