FUTSAL | Agora é a sério: está aí o play-off
Agora é mesmo a doer. A fase final e, porventura, a mais emocionante da temporada está aí. Depois de 22 jornadas na fase regular, esta sexta-feira é dia de arrancar o play-off da Liga Placard e aqui, senhores, está a mais fina das elites do futsal nacional. Aqui só entra o crème de la crème, as oito melhores equipas portuguesas da atualidade.
Sporting, SC Braga, Benfica, Leões de Porto Salvo, Ferreira do Zêzere, Eléctrico, ADCR Caxinas e Torreense. Oito candidatos prontos para se digladiarem ao longo das próximas semanas com um só objetivo em mente: vencer a Liga Placard.
Os primeiros passos da caminhada começam a ser dados esta sexta-feira. Sétima classificada na fase regular, a ADCR Caxinas recebe o SC Braga, segundo classificado, na primeira partida do play-off. O favoritismo está, naturalmente, do lado minhoto, mas há um dado que salta à vista: esta época, os arsenalistas foram derrotados em Vila do Conde na primeira volta do campeonato. Se quiser sonhar com o acesso às meias-finais, a ADCR Caxinas terá que ser capaz de repetir a façanha, até porque os jogos 2 e 3 – este último apenas se necessário – são jogados em Braga.
No mesmo dia está previsto o primeiro capítulo de uma eliminatória que tem tudo para ser a mais equilibrada dos quartos de final. A tabela da fase regular também o diz, tendo em conta que os dois conjuntos acabaram separados por um ponto. Falamos de Leões de Porto Salvo e Ferreira do Zêzere, quarto e quinto classificados, respetivamente. O equilíbrio pode medir-se ainda pelo próprio confronto direto na presente época, uma vez que ambos os duelos terminaram empatados a três. Desta feita, porém, não há espaço para empates.
Recentemente presentes na fase final da UEFA Futsal Champions League, Benfica e Sporting entram mais tarde em ação. Os encarnados, terceiros na fase regular, começam a campanha no play-off com uma visita ao Eléctrico, no próximo sábado. Da última vez que foi a Ponte de Sor, na segunda volta, o Benfica caiu perante a turma alentejana, pelo que o aviso está dado. A equipa de Mário Silva chega, ainda assim, com alguma confiança construída pela vitória no dérbi frente ao Sporting, na atribuição do terceiro e quarto lugares da Champions. Um mal menor numa competição que não correu de acordo com o pretendido na Luz.
Já o Sporting, falhado o objetivo de conquistar o título europeu, foca-se agora em tentar revalidar o título nacional. No domingo, os leões jogam no terreno do Torreense, o oitavo classificado da fase regular. O favoritismo está todo do lado da equipa de Nuno Dias, como seria de esperar, e as duas vitórias por 6-1 na fase regular reforçam esse estatuto.