Os meus wonderkids para o Euro24
A Febre Euro24 está a chegar. Com a época clubista a terminar nas Big 5, a grande surpresa é a bem vinda vitória do Bayer Leverkusen. O triunfo marca a saison e a Bundesliga, cujo valor de mercado continua abaixo da sua real dimensão.
A Oitava antecipa-se e lança o que está para vir este Verão na Alemanha. E começamos com o FussballLiebe (amor ao futebol), a bola digital, a primeira a incluir a chamada Connected Ball Technology, que promete aumentar a carga digital ao Belo Jogo.
Vamos «brincar» com o Álbart, o simpático Ursinho Mascote. As músicas oficiais chegam em Maio e incluem os italianos Meduza, os norte-americanos One Republic e ainda o cantautor germânico Leony.
Já agora: ouviram falar de Cifuentes, Andreas ou De Verjgang? Possivelmente não. São estrelas que não pisam a relva de chuteiras, mas que se mostram via computador. São os favoritos da versão digital do campeonato, estrelas prometidas para o Euro24.
Lançando desde já alguns jovens que realmente vão conhecer a FussbalLiebe, começamos por Jude Bellingham, ainda muito jovem mas um dos nomes a seguir com toda a atenção; o prodígio made in La Masia, de seu nome Lamine Yamal, que de Barcelona poderá confirmar a aura que já o envolve; da Turquia, via Juventus, chega Kenan Yildiz, um avançado de quem se aguarda e muito nos próximos anos; e, para terminar esta primeira viagem ao Euro24, o gigante dinamarquês Rasmus Hojlund, de quase dois metros de altura, confirmando que a Escandinávia continua a produzir «postes», mas agora mais criativos e letais.
E Portugal? Nomes como João Neves ou Vitinha poderão ser referências, mas talvez mais para o Campeonato do Mundo de 2026. Com um Campeonato do Mundo de Clubes em 2025 na pole position, novos ídolos do futuro estão já a «aquecer os motores» do talento que permite acreditar que o nosso jogo está no bom caminho.