UEFA confirma: Itália e Alemanha levam cinco equipas à próxima Champions League
Já muitos tinham feito os cálculos necessários para chegar a essa conclusão, mas agora é oficial. A UEFA anunciou esta sexta-feira que a Seria A (Itália) e a Bundesliga (Alemanha) vão levar cinco clubes cada à próxima edição da Liga dos Campeões.
As duas nações asseguraram uma vaga extra devido à boa prestação europeia esta temporada, existindo já a garantia de que vão terminar nos dois primeiros lugares do coeficiente relativo a 2023/24.
Para isso contribui o facto de ambas terem dois finalistas nas competições europeias. Itália conta com a presença de Atalanta (Liga Europa) e Fiorentina (Conference League) nos jogos decisivos, enquanto a Alemanha leva o Borussia Dortmund (Liga dos Campeões) e Bayer Leverkusen às finais.
Curiosamente, Atalanta e Borussia Dortmund são os atuais quintos classificados das respetivas ligas e por isso, mantendo a posição, podem beneficiar do acesso direto à liga milionário mesmo que não vençam as suas finais europeias!
Recorde-se que a próxima edição da Liga dos Campeões trará um formato completamente novo. Deixa de existir a habitual fase de grupos, substituída por uma liga única na primeira fase. Além disso, há um aumento de 32 para 36 equipas.