Mais do que uma questão de honra
Se, à partida, o jogo entre SC Braga e FC Porto já se assumia como a partida de cartaz da última jornada da Liga Portugal Betclic, a verdade é que as circunstâncias em que os dois clubes chegam a esta ronda tornam o encontro ainda mais impactante.
O cenário é simples: caso vençam, os bracarenses ultrapassam a formação azul e branca e termina o campeonato no terceiro lugar; por seu lado, os dragões terminarão o campeonato no último lugar do pódio desde que não percam. Os dados estão lançados e a expectativa é que as duas equipas proporcionem um bom espetáculo no Estádio Municipal de Braga.
Perante estes dados, há um aspeto importante a ter em consideração. Caso seja ultrapassado pelo SC Braga, o FC Porto só conseguirá qualificar-se de forma direta para a fase de grupos da Liga Europa caso bata o Sporting na final da Taça de Portugal.
No jogo da primeira volta, o FC Porto venceu por 2-0, sendo que, olhando para o registo histórico de confrontos entre os dois clubes, o FC Porto tem sido claramente superior. Em 168 jogos disputados, houve 112 vitórias do FC Porto, 30 empates e 26 triunfos dos minhotos.
Na antevisão do encontro, Rui Duarte, que vai reencontrar Sérgio Conceição (trabalharam juntos no Olhanense), vincou a importância da partida. «É um jogo difícil, o FC Porto é uma equipa muito bem orientada. Para nós, obviamente, é o tudo ou nada. Tentámos muito para chegar aqui, tentámos muito para chegar ao último jogo com a possibilidade de discutir o terceiro lugar e agora temos que deixar tudo em campo. Até a última gota de suor tem que ser tudo mesmo. Não há outra forma», referiu.