Do árbitro ao Campeonato de Portugal: final da Conference League tem sabor luso
A final da Europa Conference League vai colocar frente a frente Olympiacos e Fiorentina, esta quarta-feira, e candidata-se a ser a final europeia sem equipas portuguesas, mas com maior ligação a Portugal de sempre. Uma história que não só passa pelo principal escalão do futebol luso, mas que visita até o Campeonato de Portugal.
No relvado da OPAP Arena, em Atenas, vão estar a disputar um título europeu dois atletas que são a prova viva de que Campeonato das Oportunidades é uma boa forma de definir o quarto escalão português. Confuso, caro leitor? Então aperte o cinto e acompanhe-nos na viagem, que passa por gregos e italianos, mas cujo destino final é a nação valente e imortal.
Se lhe dissermos que tanto Olympiacos como Fiorentina chegam à discussão por um troféu europeu com jogadores que outrora foram estrelas no Campeonato de Portugal, acredita? Mergulhamos no baú e vamos dar à temporada 2015/16, quando ainda não existia Liga 3 e a competição era o terceiro escalão do futebol nacional.
Na Sertã, desponta um jovem francês de 19 anos: M’Bala Nzola. Com formação no Troyes, tinha chegado a Portugal no ano anterior para representar a Académica e até marcado no Dragão para a Taça da Liga, mas foi com a camisola do Sertanense que Nzola deu os primeiros passos num caminho que agora lhe traz a possibilidade de adicionar um troféu europeu ao currículo.