Agora por cá: Portugal com duplo confronto da Silver League
Após a entrada agridoce na Silver League, com uma vitória e uma derrota em solo finlandês, a Seleção Nacional feminina volta esta sexta-feira a entrar em ação na competição. O desaire frente à Finlândia complicou as contas, mas pode dizer-se que ainda é matematicamente possível uma presença portuguesa na final da competição. Para isso acontecer, não pode haver margem para erro.
Com mais dois jogos na agenda, frente a Islândia e Montenegro, Portugal vai agora jogar na condição de anfitrião, em Santo Tirso. O primeiro embate é já esta sexta-feira, frente à Islândia, seguido de Montenegro, agendado para domingo.
Olhando para os adversários, este segundo torneio decorre de forma idêntica ao primeiro, com um primeiro jogo mais acessível, complementado depois por um mais exigente.
No que respeita à Islândia, esta é uma seleção recente no que ao voleibol feminino diz respeito, sendo esta a sua época de estreia na competição. Assim, e ainda que não haja registo recente de confrontos entre as duas seleções, o ranking CEV dá alguma confiança ao conjunto liderado por Hugo Silva… É que a Islândia ocupa o 35º posto, 13 lugares abaixo do 22º lugar ocupado por Portugal.
A juntar a este aspeto, está ainda o fator casa que deixa Portugal numa situação ainda mais confortável.
Mais equilibrado espera-se que seja o encontro de domingo, diante da congénere de Montenegro. As duas seleções cruzaram-se por três vezes em 2023 e os números falam por si: dois triunfos para Portugal e um para o conjunto montenegrino.