Paciência para facilitar as contas
A caminhada para o Europeu 2025 está em curso e Portugal tem, agora, uma dupla jornada fundamental para assegurar, o mais rapidamente possível, o 1º lugar do grupo.
Para já, a equipa das Quinas lidera com seis pontos em dois jogos e o objetivo é vencer os dois jogos que se seguem frente à Irlanda do Norte. Primeiro, o embate será em Leiria, esta sexta-feira, e depois a 4 de junho em solo irlandês.
Em termos de adversário, esta será, na teoria, a Seleção que mais trabalho pode dar a Portugal nesta fase de grupos. Presente pela primeira vez no Europeu de 2022, esta é claramente uma seleção em ascensão.
Sob as ordens da australiana Tanya Oxtoby, treinadora que integrou a equipa técnica de Emma Hayes, vencedora de oito campeonatos ingleses nos últimos 10 anos e recentemente apresentada como nova Selecionadora dos Estados Unidos, esta é uma seleção que tem ideias bem vincadas e trabalhadas.
À partida, espera-se que estes sejam, essencialmente, dois jogos de paciência para a equipa das Quinas, tendo em conta que a Irlanda do Norte é uma equipa muito consistente a nível defensivo. Nos últimos dois encontros desta qualificação, venceu a Bósnia num 5-4-1, enquanto depois foi surpreendida por Malta, em casa, quando se apresentou num 3-5-2.