Vitória do Manchester United baralha lugares ingleses na Europa: quem vai e quem fica de fora?
A vitória dos red devils, este sábado, no dérbi de Manchester na final da FA Cup (1-2), mudou bastante do desenho do que serão as equipas inglesas a ir às provas europeias na próxima época e houve mesmo quem ficasse sem lugar que tinha muito bem encaminhado.
Já com a temporada da Premier League terminada, ainda era necessário definir lugares europeus das equipas inglesas, que dependiam sempre do vencedor deste duelo entre Manchester United e City. Os cityzens, campeões ingleses, tinham já o seu lugar na Liga dos Campeões garantido e tinham também o Chelsea e o Newcastle a desejar a sua vitória, enquanto os red devils viam nesta final a sua última oportunidade de ir à Europa na próxima época.
É que a equipa de Bruno Fernandes e Diogo Dalot tinha terminado o campeonato em 8º lugar e, por isso, fora dos lugares europeus, mas uma vitória neste jogo dava um lugar na próxima edição da Liga Europa e «retirava» um dos lugares que um dos sete primeiros classificados já tinha direito, dois deles precisamente na Liga Europa.
Ora, com este resultado, o United «roubou» o lugar na Liga Europa que pertencia ao Chelsea, que vai assim disputar a Conference League na próxima época, e retirou, por consequência, o lugar que o Newcastle teria nessa mesma Conference. Os magpies saíram, assim, como os grandes prejudicados, uma vez que ficam fora das provas europeias na próxima época.
Quer isto dizer que Manchester City, Liverpool, Arsenal e Aston Villa marcarão presença na próxima edição da Liga dos Campeões, Tottenham e Manchester United estarão na Liga Europa e, por fim, o Chelsea marcará presença na Conference League.