Loucura no Riazor: Deportivo sobe à segunda divisão
Mais de 30 mil almas nas bancadas sagradas do Riazor, outras dezenas de milhares a pintarem de azul e branco as calles da galega Corunha. Um domingo de eucaristia, a elevar ao altar as imagens icónicas do Super Depor e de outros tempos. Tudo isto para confirmar a notícia há muito esperada no norte da Galiza: sim, o Deportivo subiu ao segundo escalão espanhol.
O autor do único golo do jogo contra o Barcelona B não podia ter sido mais acertado. Lucas Pérez, veterano artilheiro e homem nascido nestas terras, levantou o estádio aos 57 minutos e provou que o regresso a casa foi a melhor opção para esta bonita carreira.
O dia foi especial, de facto. Até uma tarja com a imagem de Bebeto, herói histórico, foi exibida antes do pontapé de saída. Depois, aconteceu o que tinha de acontecer. Sem deslizes e com uma convicção notável, até ao golo de Lucas na marcação de um livre direto.
Quatro anos depois (!), o Deportivo está de regresso ao segundo nível espanhol, mas ainda fora do seu habitat natural. Restam agora dois jogos contra o Castellón, para decidir a atribuição das medalhas de campeão.
VÍDEO: o golo de Lucas Pérez de livre