UEFA aplica multa de 1,5 milhões ao FC Porto e ameaça com exclusão das provas
A UEFA – órgão que tutela o futebol europeu – comunicou, esta sexta-feira, que aplicou uma multa no valor de 1,5 milhões de euros ao FC Porto, 200 mil euros ao Vitória SC e ainda de 40 mil euros ao SC Braga. Em causa, «pagamentos em atraso e/ou informação incorreta de pagamentos».
De salientar que o FC Porto – clube com a multa mais pesada da UEFA – foi notificado do «castigo» a poucos dias das eleições azuis e brancas (19 de abril, oito dias antes), tendo sido um tema muito debatido e fortemente criticado por André Villas-Boas – atual presidente dos dragões -, acusando Jorge Nuno Pinto da Costa de ter «escondido» a informação dos sócios. O atual presidente portista, de resto, já pediu a demissão à atual SAD – liderada por Fernando Gomes -, referindo que a «renúncia nunca seria ato de fuga».
Agora, segundo informa a UEFA, o FC Porto enfrenta uma ameaça de exclusão das próximas três temporadas das provas europeias – como avisou André Villas-Boas durante o período eleitoral -, sendo algo que significaria um tombo significativo nas contas dos dragões.
Importa sublinhar que a exclusão de participação na próxima competição de clubes da UEFA apenas será aplicada caso o clube não cumpra os requisitos de solvência nas épocas 2024/25 e 2025/26.
Por sua vez, em relação aos emblemas do Minho, apesar da UEFA informar sobre uma possível exclusão das provas europeias do lado vitoriano – o segundo clube luso com a multa mais pesada -, o zerozero sabe que a dívida em causa já foi saldada a um clube – ainda que com atraso – e que o clube não será penalizado em mais nada.
Do lado do SC Braga, segundo o nosso portal averiguou, a multa deveu-se a «um lapso de tesouraria», sendo que o pagamento e multa foram pagos no dia seguinte à notificação da UEFA sobre o incumprimento.